Ações da Diretoria

temp
temp
temp
temp
O projeto horta suspensa foi elaborado pelo professor de Ciências Adenilson e desenvolvido junto ao 6º ano A com auxílio dos estagiários das áreas de Ciências e Matemática, Julcimara, Laura e Elton.Inicialmente, o projeto foi inspirado após o contato com o projeto “Pratinho Saudável”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura.  O intuito é dar continuidade às orientações sobre os bons hábitos alimentares incentivando os alunos a consumir alimentos saudáveis. O projeto se estendeu aos conteúdos vistos no 6º ano, como meio de expor a prática de cultivo e a diversidade que envolve o plantio. O conteúdo trabalhado em sala refere-se aos tipos de agriculturas, (convencional ou orgânica) ao controle biológico de pragas, o uso de insumos e agrotóxicos e o impacto ambiental sobre a paisagem natural causado pela agricultura intensiva. Como tema transversal, foi incluída no projeto a reciclagem, a importância de se reduzir a quantidade de lixo sólido no meio ambiente e a utilização da água captada da chuva como recurso para manter as plantas. O projeto utilizou calhas de lâmpadas, que seriam descartadas, e garrafas pets como suporte para o plantio. As calhas foram decoradas nas aulas de Arte, com o professor Claudinei, pelos próprios alunos e a forma de fixação das calhas foi calculada e trabalhada nas aulas de Matemática.

Texto: Julcimara Flores

No segundo semestre de 2014 foi desenvolvido o projeto de resíduos sólidos na EE Barão de Suruí em parceria com a Etec Sales Gomes/Tatuí. As professoras Rute Severino e Edna Dalva dos Santos Oliveira representaram a EE Barão de Suruí e a professora Angela Capelari Renzano representou a Etec Sales Gomes. Entre 52 projetos apresentados na Diretoria de Ensino de Itapetininga foi classificado entre os 03 melhores. O projeto teve como objetivo, reduzir o volume de resíduos nas comunidades escolar e regional, além de sensibilizar o aluno sobre a importância da destinação correta dos resíduos. Para o desenvolvimento do projeto foram realizados: pesquisas, explanação teóricas e áudio-visuais, visita técnica ao aterro sanitário de Cesário Lange, campanhas de arrecadação de materiais recicláveis para a  realização de oficinas. Todas essas atividades contaram com a participação dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico. O Ensino Técnico em Meio Ambiente ministrou palestras sobre gerenciamento de resíduos sólidos aos alunos dos ensinos: Fundamental e Médio. Os resultados foram apresentados na Escola de Portas Abertas com a  exposição de painéis, maquetes, desenhos, histórias em quadrinhos, artigos de opinião, teatro, música, brinquedos e objetos confeccionados com materiais recicláveis. Através da parceria entre as escolas e a interação dos alunos efetivou a conscientização da importância do trabalho de reuso de resíduos sólidos. O projeto evidenciou a necessidade de mudança de atitude no descarte de resíduos e práticas capazes de contribuir para o consumo sustentável.

Texto: Angela Capelari Renzano.

Na última quarta-feira do mês de outubro (29) foi realizado na escola Alceu Gomes uma festa horripilante. Em comemoração ao folclórico Halloween, os professores de Inglês, com a colaboração dos professores das demais disciplinas, alunos e funcionários prepararam, decoraram e se divertiram durante toda a tarde com suas fantasias, maquiagens, danças e brincadeiras. Um dia com muitas doçuras e travessuras. “Trick or Treat?”. Um momento muito revelador do Protagonismo Juvenil e Corresponsabilidade, premissas que sustentam o Programa de Ensino Integral, adotado pela escola.

Texto: Alessandra Faria

 

Nos dias 11 e 12 de novembro, no período da tarde onde ocorrem as oficinas, a Escola Ataliba Júlio de Oliveira recebeu a visita da Contadora de histórias infantis, Milene França. A professora nos agraciou com duas histórias em cada dia e com seu baú mágico. A equipe gestora agradece a Bibliotecária Milene pela valorosa participação.

 

 

 

 

 

Mais Ações     
  Noticias e Informações

Consulte os editais e outros documentos dos concursos para trabalhar na Educação, clique aqui.

Pais, professores e alunos podem acessar novo serviço online da Educação. Confira!

Acessa Escola garante interatividade digital e estimula criação de projetos pedagógicos. Veja mais!

Mais Noticias     


Atribuição Classes e Aulas


Boletim para o dia 26/11
PEB I
PEB II


Atribuição durante o ano
Cronograma

Classificação Cadastro 02/14
Classificados
Indeferidos

Lista de Impedidos

Modelo de Procuração

 















 

 

Acessa Escola


Curso Internet Segura

Acesse o curso

Banco de Candidatos
Classificação por Editais


Documentos e Formulários
Acesse aqui


Processo Seletivo 05/14
Lista dos Classificados
Maiores Informações




Editais


046/2014
Inscrição - Credendiamento Prof. Mediador Escolar e Comunitário

045/2014
Inscrição para Oficina Curriculares das ETIs

044/2014
Inscrição para Sala de Leitura

043/2014
Inscrição - Credenciamento Unidades Prisionais

 


veja mais








 

 

 


 






                                                                                










  Galeria de fotos
 
Mais fotos
  Em destaque
 

Sob a orientação da educadora Eleni de Souza, os alunos da EE Alceu Gomes da Silva lançam livro digital (e-book) da obra de personagens do cenário artístico e cultural itapetiningano: Abílio Victor – mais conhecido por Nhô Bentico – e Édson de Souza Abreu, o poeta do Monte Santo - uma compilação da obra de Édson de Sousa Abreu. O processo de produção do material não se limitou à leitura e interpretação imagética dos poemas, como também contemplou a inclusão digital. O e-book está na internet para todos conhecer a obra dos artistas e a expressão artística dos alunos. Veja mais